quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Schizolobium Parahyba vulgo....Guapuruvu, pau de canoa, pau de tamanco.








cliks: Mari

Originária da América do sul, Brasil
O Guapuruvu é uma árvore de crescimento impressionante, chega a atingir facilmente 30 metros de altura.
Seu tronco é retilíneo, com ramificações somente no alto.
Apropriada para jardins extensos, praças e parques.
Além do aspecto escultural de seu caule, esta bela árvore nos presenteia com um floração espetacular, suas flores amarelas e vistosas ocorrem de agosto a novembro.
Sua madeira é clara, leve e macia, prestando-se para a caixotaria, artesanato e fabricação de canoas.
Cultivada a sol pleno, prefere locais úmidos como as margens de rios.
Este belo exemplar, fotografei em setembro de 2011 e ela continua firme e forte  e todo setembro , seu lindo amarelo, deixa a paisagem muito mais bonita e não há como os olhos não se voltarem para essa imponência amarela. 

5 comentários:

  1. Você é fotografa. Acredite nisto. E, se gostou tanto do roteiro da viagem que eu fiz quero que saiba que li que a região é a mais fotografada do mundo. Em todo o seu percurso temos pontos estratégicos para registrarmos a paisagem de tanta beleza.

    ResponderExcluir
  2. Que beleza Mari, adorei conhecer teus clicks, beleza pura, parabéns! bjinho.

    ResponderExcluir
  3. Ma, o dia que vierem nos visitar em Goiania, você irá clicar muito! Muitas árvores, canteiros e belezas naturais que só enchem nossos olhos de alegria num simples passeio.
    Até lá, vou matando a saudades da minha Campinas!
    Beijos, continue!

    ResponderExcluir
  4. Adoro essa árvore...tenho uma na minha chácara mas ainda é pequena...não tem mais do que três metros. Sei que em poucos anos vaie star belíssima como essa das suas fotos. Ganhei várias sementes de uma amiga e vou fazer mudas para plantar mais. Parabéns pelos eu blog...é belíssimo!

    ResponderExcluir
  5. Marilene, esse exemplar está no caminho para o meu trabalho e o vejo todos os dias. Se não fosse o trânsito, eu pararia e ficaria admirando-o por minutos seguidos. A árvore está toda florida, maravilhosa e majestosa!

    ResponderExcluir