domingo, 28 de julho de 2013

Imponência......






    fotos: Mari

Hymenaea courbaril   vulgo Jatobazeiro.  Originária da Amazônia e Mata Atlântica Brasileiras.  O nome jatobá é oriundo do tupi que significa : árvore de frutos moles .  Com alturas variando de 5 a 30 metros, possuem troncos enormes podendo ultrapassar a 1 metro de diâmetro.  Foram encontrados exemplares na Amazônia e Rio de Janeiro com alturas além de 40 metros e  com troncos além de  3 metros de diâmetro.  O fruto é um legume, cheio de uma massa amarelada, comestível  e com grande concentração de ferro.  Bem....esse exemplar encontramos  por acaso em nossas andanças off road, eu e marido, adoramos pegar estradinhas de terra.  Certamente foi uma grata surpresa pois  o jatobazeiro é uma árvore de uma imponência maravilhosa.

6 comentários:

  1. Coisa mais linda, agora você tem uma nova casa!! Gostei muito e acho que a fotógrafa precisava de um espaço só seu. E já estou bem melhor...

    ResponderExcluir
  2. Sim Mari,uma arvore de uma imponência maravilhosa.
    Esta imagem reporta-me a infancia,quando na epoca de umbu,
    fruta tropical nordestina,iamos fazer picinique e apanhar
    os umbus,era uma farofada,familia toda reunida,homens na caça
    e mulheres a apanhar umbu.Amiga,obrigada por tão bela imagem,
    lindo dia,beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu vim aqui conhecer saber quem seria o "clicks-verdes", e para falar a verdade Mari nao estou surpresa pois qdo li seus comentarios como c-v eu senti q ja a conhecia.

    Nao sei se ja lhe disse (sou esquecida) mas eu adoro seus comentarios. Sao inspiradores, sao verdadeiros. E sempre um grande prazer le-los. Voce e tao danadinha que reparou ate naquele lindo tampa-copo que estava em uma foto q postei. Ninguem + reparou.

    Mas Mari, eu quero dizer que seja muito bem vindo esse seu blog - suas fotos, e descricao de arvores, flores, plantas e uma delicia de ver, e de ler.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de escrever q finalmente estou conhecendo um jatoba - nunca experimentei, e nem vi ao vivo, e gostei muito dessas fotos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei clicks verdes, a natureza é sempre bem vinda!!!!!!!!!!!!! Maria Rita

    ResponderExcluir
  6. Achei este pé de jaoba fora de série. Participei da foto. Segurei as tralhas. Acho que as fotos são uma preciosidade. Jamais poderemos contar com outro momento igual.

    ResponderExcluir